Portugal é o país com maior percentagem de território ardido na UE

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde ardeu maior percentagem de território este ano: 2,56%. Mas, nos últimos 18 anos, ardeu em média 1,05% do território português, anualmente, também a maior percentagem da UE. A Grécia ocupa o segundo lugar, com uma média anual de 0,38%.

©HA

De acordo com os dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (SEIIF), através do programa Copérnico, Portugal é o país da UE onde ardeu a maior percentagem do seu território em 2025 e também desde pelo menos 2006. Só este ano, de acordo com o SEIIF, já ardeu 2,56% do território, o que corresponde a 234 926 hectares.

O incêndio que começou em Freches, Trancoso, no dia 9 de agosto é, para já, o maior deste ano em Portugal, com uma área ardida de cerca de 65 mil hectares (mais de três vezes a área do concelho de Aguiar da Beira).

De acordo com Carlos Brito, presidente da Direção Regional Norte da Ordem dos Economistas, os incêndios rurais dos últimos dias têm um impacto económico profundo, podendo chegar a 2,3 mil milhões de euros.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.