
Na sexta-feira, dia 4 de julho, celebrou-se a eucaristia festiva na Capela de Nossa Senhora do Rosário, tendo como intenção agradecer aos donos da Quinta do Ferro a doação desta capela à Freguesia de Carapito, bem como o sufrágio pelas almas dos familiares já falecidos, quer da família Pessanha, que a possuía, quer dos Beltrões, que a construíram em 1665.
Para além de um elevado número de carapitenses, a Vereadora da Cultura, Sra. Margarida Ferreira, fizeram por estar presentes, enchendo a capela e as sombras que a circundavam, pois um altifalante colocado à porta permitiu que todos tomassem parte e celebrassem este evento festivo.
Na homília, o Sr. Padre Silvério agradeceu esta belíssima doação à freguesia, pois já antes se havia tentado fazê-la à diocese, sem sucesso.
No fim da missa, o Dr. Alexandre Quevedo, atual dono da Quinta do Ferro, disse que a capela representa a relação que sempre houve nestas terras, desde há muito tempo, entre o senhorio e o povo e que esta capela bem merece estar nas mãos e ao serviço do povo da aldeia de Carapito. O Sr. Presidente da Junta, António Ferreira, agradeceu a presença de todos e em especial a doação, num momento em que também se cumpria uma das vontades do Sr. Dr. Vasco Pessanha. O povo juntou-se a este agradecimento, numa calorosa salva de palmas de profundo agradecimento.
De seguida, descerrou-se a lápide evocativa do momento, que António Ferreira leu em voz alta.


Todos os presentes foram convidados para um beberete e lanche na sede da Junta, que permitiu um excelente e bem animado convívio. No restaurante Terreiro de Santa Cruz, seguiu-se um almoço oferecido pela Junta aos sobrinhos de Vasco Pessanha, à representante da Câmara Municipal e aos funcionários da Quinta do Ferro.
Não deixaremos de referir a pessoa ilustre, de central referência, grande amiga de Carapito e de seus caseiros, que esteve na génese de várias: a digníssima D. Mercês Pessanha, a quem devemos grata homenagem.
A toda a família Pessanha e seus sobrinhos, nós, os carapitenses, manifestamos a nossa profunda e eterna gratidão: bem-haja!

Tó-Zé Paixão