Encontro Nacional URBACT reforçou o papel de Viseu Dão Lafões como território de boas práticas urbanas

Termas de São Pedro do Sul acolheram representantes das 53 entidades parceiras portuguesas do programa europeu URBACT. Iniciativa foi organizada pela Direção Geral do Território em parceria com a CIM Viseu Dão Lafões.

©CIM VDL

São Pedro do Sul recebeu, nos dias 18 e 19 de novembro, o Encontro de Parceiros Nacionais URBACT 2025, uma iniciativa promovida pela Direção‑Geral do Território, enquanto Ponto URBACT Nacional, com o apoio da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e do Município de São Pedro do Sul.

O evento reuniu representantes das 53 entidades urbanas portuguesas atualmente envolvidas nas três redes do programa europeu URBACT: as Redes de Planeamento de Ação, Redes de Transferência de Inovação e novas Redes de Transferência. Ao longo de dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar experiências e projetar o futuro das cidades e regiões portuguesas no contexto europeu, além de conhecer boas práticas em desenvolvimento no território da CIM Viseu Dão Lafões, participar em sessões de capacitação orientadas por especialistas e estabelecer contacto direto com entidades financiadoras de projetos de desenvolvimento urbano sustentável.

No dia 18 de novembro, os participantes visitaram alguns dos projetos emblemáticos da região, como o sistema intermunicipal de transportes MOBI Viseu Dão Lafões, o serviço de transporte flexível Ir e Vir, o sistema de bicicletas partilhadas bora!, a Ecopista do Dão e Vouga, o Centro Intermodal de Transportes de São Pedro do Sul e o projeto LIFE Nieblas.

O segundo dia, centrado nas Termas de São Pedro do Sul, decorreu no auditório do Balneário Rainha Dona Amélia e integrou uma sessão de capacitação dedicada à comunicação de projetos e um painel de encontros com potenciais financiadores. A Direção‑Geral do Território encerrou o programa, com a apresentação das próximas atividades nacionais da rede URBACT.

URBACT: boas práticas urbanas em toda a Europa

O URBACT é o principal programa europeu dedicado à aprendizagem, intercâmbio e transferência de boas práticas urbanas. A CIM Viseu Dão Lafões integra este ecossistema desde 2023, inicialmente através da rede europeia Econnecting — Comunidades Mais Verdes e Mais Próximas, que reúne cidades e regiões de nove países e trabalha temas como mobilidade sustentável, territórios de proximidade e participação cidadã. Desde então, o território tem acolhido encontros internacionais, partilhado o modelo regional de mobilidade e reforçado capacidades técnicas das equipas municipais.

Em 2025, o reconhecimento europeu materializou‑se numa nova aprovação: a CIM passou a liderar uma Transfer Network URBACT IV para disseminar internacionalmente o serviço “Ir e Vir”, considerado uma boa prática europeia na mobilidade urbano‑rural. Esta rede envolve parceiros de sete países e irá trabalhar até 2028 na adaptação e implementação deste modelo em territórios com desafios semelhantes.

Este percurso confirma o papel crescente de Viseu Dão Lafões no contexto europeu do desenvolvimento urbano sustentável, consolidando‑o como um território que aprende, experimenta, transfere conhecimento e influencia políticas públicas além‑fronteiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.