O Director-Adjunto

José Gabriel Marques Pires nasceu em França em 21 de Outubro de 1978, onde frequentou a Escola Primária.

Em 1989 veio para Portugal e aqui concluiu o Ensino Secundário. Frequentou a Licenciatura em Engenharia Civil, na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, que concluiu em 2004.

Desde cedo participou no Caruspinus com artigos de opinião, seguindo-se as reportagens dos eventos em Carapito. Com a pujante juventude Carapitense da altura, participou na organização de uma noite de teatro, em 1998, onde foi encenado o “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.

No início dos estudos em Coimbra, participou na Direcção do Clube Cultural e Recreativo de Carapito (C.C.R.C.) em dois mandatos consecutivos (na altura de um ano), enquanto tesoureiro. Depois disso, foi presidente da Mesa da Assembleia Geral em mais dois mandatos (biénios, então).

A conclusão do curso superior, a 17 de Outubro de 2004, e os 25 anos do CCRC, a 23 de Outubro, coincidiram com um período de vazio directivo que se avizinhava no Caruspinus. Decidiu, então, com os primos Alfredo e Francisco, assumir a Direcção do Caruspinus, sem ocupar quaisquer outros cargos no C.C.R.C..

Voltou à presidência da Mesa da Assembleia em 2014 e à colaboração com o Caruspinus desde que o primo Álvaro passou a dirigir os destinos do jornal. É director-adjunto do jornal Caruspinus desde 2012.

Foi eleito presidente da Direcção do C.C.R.C. em 23 de Janeiro de 2016 e reeleito em 10 de Fevereiro de 2018, tendo concluído o mandato no dia 18 de Julho de 2020. Desde esta data é presidente da Secção de Acção Cultural do C.C.R.C..

É deputado à Assembleia Municipal de Aguiar da Beira desde 2013. A partir de 2016 assumiu o Conselho Fiscal do Centro de Dia de Carapito.
Trabalha como engenheiro civil desde Novembro de 2004, exercendo primeiramente em Viseu, depois em Coimbra e em obras por todo o país.

Desde 2010 trabalha em Lisboa, onde constituiu uma empresa e executa obras de construção civil em todo o país. Apesar disso, nunca falha um fim de semana em Carapito, onde reside com a esposa e o filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *