Sindicato dos Enfermeiros alerta para grave carência destes profissionais no Centro de Saúde de Aguiar da Beira

SEP

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) alertou nesta segunda-feira para uma “grave e preocupante carência de enfermeiros no Centro de Saúde de Aguiar da Beira”.  Segundo o Sindicato, a equipa de enfermagem conta com apenas três enfermeiros e faz notar que “a prestação de cuidados com qualidade, acesso e segurança estão comprometidos”.

O SEP tinha já alertado há cerca de um ano e meio para a falta de enfermeiros na Unidade Local de Saúde da Guarda, dizendo que seriam necessários mais 65 profissionais para prestar um bom serviço à população.

Desta vez foi o alerta vai para o Centro de Saúde de Aguiar da Beira, em que, “a equipa de enfermagem tem assistido à diminuição do número de elementos desde setembro de 2016, contando no presente com apenas três enfermeiros a prestarem cuidados a uma população de cerca de 5472 utentes e 2111 famílias”.

Para além disso, a inexistência de Unidade de Cuidados na Comunidade acarreta acréscimo de trabalho em atividades de promoção da saúde e prevenção da doença, por natureza desenvolvidas nessa unidade”.

O sindicato alerta ainda para o facto de estarem “em risco cuidados prestados no domicílio a pessoas dependentes, cuidados infantis, cuidados maternos, saúde escolar e o trabalho com os grupos comunitários de risco – como a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, a Intervenção Precoce ou o Núcleo Local de Inserção”.

A situação foi verificada pela Direção Regional da Beira Alta do SEP nas intervenções sindicais desenvolvidas nos locais de trabalho, “tendo-se confrontado com a grave carência de enfermeiros no Centro de Saúde de Aguiar da Beira que, para além de colocarem em causa a prestação de cuidados de qualidade, influenciam as condições de trabalho dos enfermeiros”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *