Segundo resultados ainda preliminares, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a região centro foi a segunda que mais cresceu no ano passado.
O ano de 2016 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. Os resultados preliminares sobre o setor comprovam que a procura pela região centro disparou a nível nacional e, particularmente, internacional.
O destaque dos dados do INE vai para o aumento das dormidas em hotelaria de cidadãos estrangeiros no Centro de Portugal, que cresceram 12.3% – o que ilustra o interesse cada vez maior que a região suscita fora do país. Os cidadãos nacionais continuam, por seu lado, a eleger o Centro como destino, tendo aumentado as suas dormidas em 7.9%. No total global, as dormidas em 2016 no Centro de Portugal registaram um crescimento de 9.74%, ficando muito perto das 5 milhões (4 943 896).
Mais notável ainda é o facto de, no mesmo período, os proveitos terem crescido 13.65% – um valor superior ao aumento das dormidas. Isto significa que o Centro de Portugal está a ser procurado por turistas de maior condição económica, os quais estão a gastar mais na região. No total, as dormidas em hotelaria no Centro de Portugal renderam 228.5 milhões de euros, números muito animadores para os empresários.
Os números não surpreendem o presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, que diz que “estes números comprovam que a estratégia que definimos é a correta. O Centro de Portugal tem vindo a ganhar espaço como destino na perceção dos turistas, a nível nacional como internacional. É uma região que reúne condições ótimas para ser um destino atrativo, devido à sua grande diversidade de recursos turísticos e possibilidades de visita. É um território singular, único e ao mesmo tempo diversificado, capaz de atrair o turista mais curioso e exigente”, sublinha. “Os diferentes atores do território perceberam-no e mostram ter a vontade e a capacidade para transformar o Centro de Portugal num destino de emoções e experiências diferenciadoras. A região tem vindo a aumentar e a melhorar a sua oferta de alojamento e os resultados começam a ser visíveis. Mas ainda há um enorme potencial de crescimento: isto é apenas o começo”, acrescenta.
Números de dezembro apontam para 2017 ainda melhor
Se olharmos apenas ao mês de dezembro de 2016, em comparação com dezembro de 2015, verificamos que o crescimento nas dormidas foi de 12.8%. Muito significativo é o facto de o Centro de Portugal ter sido a segunda região com maior crescimento neste mês, apenas atrás do Algarve (13.1%), o que deixa antever um ano de 2017 de grande vitalidade turística para a região.
Este número deve-se em grande parte às dormidas de turistas estrangeiros, que cresceram uns impressionantes 18.8% no mês em análise. Novamente, o Centro foi a segunda região com maior aumento neste segmento. Paralelamente, as dormidas de nacionais em dezembro também aumentaram dois dígitos: 10.8% face ao mesmo mês de 2015. Assim como os proveitos, que melhoraram de forma evidente na mesma comparação: 17.6%. O rendimento médio por quarto disponível também cresceu de 13.9 para 15.6 euros.
E se o ano de 2016 superou todas as expetativas, 2017 promete ser ainda melhor para o Turismo do Centro. Acontecimentos únicos, como a visita do Papa Francisco a Fátima, em maio, e distinções internacionais – o Centro de Portugal foi eleito pelos agentes de viagens europeus o destino preferido para este ano – são a garantia de que este será mais um ano de enorme crescimento turístico para a região.
Sobre o Turismo Centro de Portugal
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias – sem esquecer a gastronomia e os vinhos de eleição.